Como a prática de yoga pode ajudar a reduzir sua ansiedade

A ansiedade é uma doença que afeta cada vez mais as pessoas. Por meio de técnicas de yoga como: posturas, respiração, relaxamento e meditação, é possível reverter esse quadro e harmonizar o organismo em sua totalidade.

Imagine você chegando em um ambiente harmonizado, com música suave, e um profissional capacitado para te receber. Nesse clima de verdadeiro acolhimento, a prática de yoga é um convite para uma viagem para dentro de si próprio e um retorno ao bem-estar.

A ansiedade é um desequilíbrio cada vez mais comum nos dias de hoje. Independente de idade, local ou hora, acomete pessoas do mundo inteiro, e os motivos são diversos.

Dentre esses motivos, a tecnologia, e, em especial, a internet,  assumem um papel de destaque. A rapidez e dinamicidade possibilitadas pelos avanços tecnológicos facilita, sim, a vida de muitas pessoas, mas também pode causar a sensação de que o tempo está cada vez mais curto, enquanto as demandas aumentam vertiginosamente. Vemos hoje em dia pessoas sempre com pressa, atrasadas, e com tarefas acumuladas que parecem não ter fim. Isso se dá principalmente pelo fato de que o advento da internet trouxe consigo  a extinção dos limites entre vida profissional e pessoal. As pessoas usam seus momentos ‘livres’ para responder e-mails e mensagens de whatsapp. O trabalho e as preocupações do dia, que antes ficava atrás das portas fechadas do escritório, agora nos acompanham vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Está tudo, literalmente, na ponta de nossos dedos, e é muito difícil resistir e deixar pra ‘voltar ao trabalho’ só na segunda feira.

Em consequência de uma vida tão corrida, onde os acontecimentos têm a velocidade de um instante, o nosso pensamento tornou-se acelerado. Constantes notificações de redes sociais e e-mails que chegam a toda hora captam nossa atenção, nos divertem, nos dão notícias e informações das mais variadas possíveis, tudo isso em um curtíssimo espaço de tempo. Nossa mente está sendo mega estimulada.

Todas as pessoas já sentiram ansiedade em algum momento de sua vida, talvez antes de um acontecimento importante. Isso é perfeitamente normal. O problema é quando isso torna-se recorrente, afetando totalmente a vida do indivíduo. Ela inicia como uma emoção, podendo somatizar em desequilíbrios físicos como insônia, tensões musculares, dores no corpo, gastrite, falta de ar, etc. Já no campo psicológico, o indivíduo pode sentir medos infundados, constantes pensamentos negativos, preocupação excessiva e perfeccionismo exagerado.

Sintomas de transtornos de ansiedade:

  • a pessoa sente muito medo, fica assustada com facilidade e inquieta;
  • pensamentos obsessivos de experiências negativas passadas;
  • muitos pesadelos;
  • insônia e dificuldade para relaxar;
  • pés e mãos suados;
  • sensação de que sempre tem algo faltando;
  • coração acelera em situações de risco;
  • está sempre com muita pressa e
  • sempre com o pensamento no futuro ou no passado.

 

Você não sabe se é ansioso? Faça o teste!

A Organização Mundial da Saúde declarou que 9,3% dos brasileiros sofre de algum transtorno de ansiedade. E o maior problema é que as pessoas recorrem para tratamentos com ansiolíticos e antidepressivos, tornando-se dependentes dessas substâncias, que na realidade servem apenas como paliativos, uma vez que não agem na raiz do problema.

A ótima notícia é que a filosofia milenar do yoga pode ser uma potente ferramenta para lidar com ansiedades, preocupações e medos.

Como a prática de yoga auxilia no controle da ansiedade?

Em uma única aula de yoga, o praticante ansioso poderá sentir nitidamente os efeitos de relaxamento e calma que a prática inspira.

Quando a pessoa pratica yoga com regularidade, através do autoconhecimento, ela passa a acolher os fatos da vida de uma forma mais equânime.

Por meio dos ásanas (posturas psicofísicas), que trabalham força, equilíbrio e flexibilidade, técnicas respiratórias, meditação e conversas sobre a filosofia yogue, o aluno vai naturalmente entrando em uma frequência mais elevada e equilibrada e começa a conseguir controlar melhor a ansiedade, mostrando uma posição mais positiva em relação à vida.

As técnicas do yoga que promovem a cura para a ansiedade:

 

  • Mover o corpo através de ásanas

As pessoas que trabalham longas horas sentadas na frente do computador, sobrecarregam a mente e deixam a energia corporal focada apenas no cérebro. Isso causa um desequilíbrio no organismo, e a energia não circula entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

Com a prática dos ásanas (posturas), a pessoa coloca o corpo em movimento, e as energias são reequilibradas, dando uma sensação de harmonia e ampliando a consciência corporal.

  • Respirar com consciência

A nossa respiração é uma grande chave. Por meio do seu ritmo, conseguimos controlar nossa frequência cardíaca e ligações químicas corpóreas, atingindo as glândulas e hormônios, equilibrando-as.

Por meio de técnicas ritmadas e conscientes, a pessoa começa a ensinar a seu próprio corpo um novo ritmo, uma nova frequência: as células ficam mais oxigenadas e, consequentemente, mais energizadas. O coração fica mais calmo e essa sensação de paz é levada para todos os pontos do corpo, todas as células.

Através desse “adestramento” do corpo, chega-se no relaxamento total.

  • Relaxar e liberar-se do controle

O relaxamento faz parte da prática do yoga. É um momento – no final da aula – em que o praticante fica numa postura deitada e relaxada.

Pode ser que o facilitador oriente para uma meditação guiada ou ele simplesmente fique em silêncio – solicitando que as pessoas relaxem.

Essa técnica é muito valiosa, pois é quando se consegue sentir no corpo os benefícios do bem-estar causados pelos ásanas e respirações. Os músculos relaxam, e a sensação é de desapegar do controle e de confiança no fluxo da vida.

  • Meditar e estar na presença

Toda a sequência de uma prática de yoga tem a intenção de preparar o corpo, a respiração e a mente para a meditação – que nada mais é do que um estado de percepção ampliada.

A prática da meditação é uma forma de treinar a mente, para que possam cessar todas as perturbações que encobrem nossa luz interna. Dessa forma, a mente vai se reeducando, e sendo naturalmente dirigida para o interior, auxiliando na percepção do nosso corpo, pensamentos e emoções, reduzindo os sintomas da ansiedade.

Antes de render-se a remédios fortes, vale a pena tentar curar-se por meio de terapias alternativas. Assim como o yoga, existem chás com alto poder calmante, massagens, alimentação ayurveda, Reiki, acupuntura e medicina chinesa.

Afinal, ao tratar apenas o corpo físico, com auxílio de remédios, estamos “tapando o sol com a peneira”, aliviando os sintomas, mas sem olhar para a causa.

Postar comentário