Entenda como o yoga pode melhorar a qualidade do seu sono

A insônia atinge  atualmente 40% da população brasileira, tornando-se um caso de saúde pública. A boa notícia é que por meio do Yoga, você pode reequilibrar seu sistema e harmonizar suas noites.

Vai chegando aquele horário em que todos vão para a cama e você já começa a ficar chateado? Fica revirando de um lado para outro, já contou infinitos carneirinhos, leu diversos livros e nada do sono chegar? Se a sua noite é assim, continue conosco, pois esse post é para você! 

É importante saber que a insônia é um sintoma de que algo não vai bem. Mas isso não significa que ela é uma doença. Se você estiver passando por momentos de mudanças na sua vida, é normal ter dificuldades para dormir. Porém, se esse mal já está virando hábito, aí sim é preciso buscar ajuda. A falta de sono não pode se transformar em rotina, já que o indivíduo que não descansa compromete seu corpo físico e mental, e passa a ter dificuldades para pensar, relaxa e trabalhar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a insônia atinge 40% da população mundial, ou seja, um verdadeiro caso de saúde pública.

A dificuldade em dormir revela que a pessoa está ansiosa, estressada ou preocupada. Então, para resolver essas questões, seria bom mudar nosso padrão mental, adotar um estilo de vida mais saudável  e desacelerar os pensamentos.

Veja abaixo os principais motivos para a insônia:

  • assistir filmes violentos ou agitados antes de dormir;
  • apresentar dificuldades respiratórias;
  • dores causadas por doenças;
  • desequilíbrios hormonais;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • preocupação;
  • medo;
  • pensamentos excessivos;
  • agitação.

Quando dormimos, nosso corpo faz milhares de conexões e realiza reações químicas que auxiliam na disposição e energização para um novo dia. Se não descansamos o suficiente, além de exaustos, nossa mente fica confusa e ficamos desconcentrados.

Então observe se a sua insônia é consequência de qualquer um dos 10 problemas listados acima, e se a resposta for sim, chegou a hora de você agir diretamente na causa! Não basta apenas tomar um medicamento para dormir, pois isso resolverá superficialmente o problema. O mais importante é diminuirmos tensões, angústias e pressões cotidianas.

E uma grande aliada para se atingir a paz necessária para uma rica noite de sono é a prática de Yoga! Essa prática milenar que visa a integração do corpo físico, mental e espiritual,  é uma excelente solução para os que sofrem desse mal.

 

Por que o Yoga melhora a qualidade do sono?

O Yoga é uma prática que auxilia no equilíbrio geral do indivíduo, desde suas glândulas e hormônios, até seus pensamentos e atitudes mentais.

A pessoa que pratica Yoga constantemente ensinará seu corpo a ter mais força e equilíbrio e aprenderá a entrar num estado de desapego dos problemas e emoções ruins. Esse é o grande segredo: por meio do Yoga, o praticante aprende a não se identificar com aqueles problemas que estão tirando a sua paz.

Posturas aliadas com relaxamento, respiração e meditação são antídotos poderosos e trazem resultados fortes. Mas é bom lembrar que a prática de Yoga deve ser constante, para combater – ou ao menos amenizar significativamente – o estresse e as tensões acumulados no dia a dia.

 

Confira agora, em detalhes, como o Yoga vai ajudar seu corpo a relaxar, e você a ter uma noite inteira de sono de qualidade:

1. Posturas

Através dos àsanas, posturas físicas feitas durante uma prática de yoga, mobilizamos energia, soltamos tensões, alongamos e relaxamos o corpo,  liberando hormônios no organismo que geram o bem-estar!

2. Respiração

Faça uma respiração tranquila!

Deite-se de barriga para cima. Coloque as mãos sobre o abdômen e inspire sentindo suas mão subirem enquanto você conta 4 segundos. Expire e sinta suas mãos descendo contando o dobro do tempo, 8 segundos.

Faça essa respiração durante dez minutos (se você não adormecer antes! =)).

Se não conseguir fazer em quatro, reduza o tempo, de forma que você se sinta confortável e tranquilo. Porém, o tempo da expiração será sempre o dobro do tempo da inspiração.

Durante o processo, esteja com a mente presente, consciente de cada movimento, desfrutando dos efeitos no seu corpo.

3. Relaxamento

Após as práticas de ásanas e respiração consciente, faça um relaxamento bem completo.

Preferencialmente, coloque uma meia luz, acenda velas, ou deixe as luzes apagadas. Coloque um som ambiente calmo, com músicas instrumentais ou sons da natureza, ou se preferir, aproveite alguns minutos de silêncio.

Vá respirando de forma tranquila, sem ansiedade, sem pressa, e sinta seu corpo amolecido, entregue e solto. Vá soltando seus pés, pernas, joelhos e coxas. Afrouxe toda estrutura de quadril. Sinta sua coluna vertebral e toda musculatura das costas livres de qualquer sobrecarga ou tensão. Relaxe o abdômen, peito, e todos seus órgão internos. Sinta como seu corpo trabalha sem estresse, na mais perfeita saúde. Vá liberando qualquer tensão nos ombros, braços e mãos. Sinta seu pescoço completamente solto, relaxe os músculos da face. Solte queixo, lábio, bochechas, nariz. Deixe suas pálpebras caídas, soltas e pesadas sobre os olhos. Relaxe sobrancelhas, testa e couro cabeludo. Desfrute, se entregue e tenha bons sonhos!

4. Meditação

A meditação é a prática que nos conduz a auto-observação e acolhimento de nossa verdadeira essência.  Porém, para desfrutarmos de toda sua potência, é necessário ter prática e disciplina. Portanto, para fazer sozinho (se você é iniciante), pesquise por meditações guiadas. Elas auxiliam você a tirar o foco dos problemas e levam seus pensamentos para outra frequência.

A insônia é verdadeiramente um problema bem desagradável que interfere no humor, pensamentos, rotinas, e o Yoga é um enorme aliado para restabelecer o equilíbrio do organismo. Da mesma forma, outras práticas relacionadas são também indicadas, como aplicação de Reiki, massagens relaxantes, terapias, florais e outras terapias. Banhos revigorantes e escalda-pés também são bem-vindos.

Postar comentário