Você conhece o Ayurveda?

Ayurveda é o nome dado a ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz deste um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. A palavra Ayurveda vem do sânscrito, e significa “ciência da vida”.

Trata-se de um sistema de cura natural que oferece um conjunto de informações eficazes para quem quer conhecer e se equilibrar com sua própria natureza. Este sistema de medicina e filosofia nos ensina a conservar a saúde do corpo físico, da mente, das emoções e da alma.

De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter. Os antigos sábios da Índia compreenderam que as mesmas leis e energias que regem o Universo, atuam também sobre os seres humanos, o homem é uma réplica em miniatura do Universo que o cerca. Estes 5 elementos se combinam entre si para formar tudo o que existe, homens, animais, plantas, etc.

O Ayurveda nos diz que o estado de saúde é uma condição normal, e estar doente é algo anormal, um desequilíbrio, e se ele existe, o foco principal do tratamento deve no restabelecimento deste estado equilibrado.

O encantamento que esta ciência maravilhosa promove se deve ao fato de permitir que estejamos mais conscientes a respeito de nossa condição humana que é imperfeita e necessita de instrumentos para ser aperfeiçoada.

 

O que são os Doshas?

Doshas é uma palavra sânscrita que pode ser traduzida como biótipo ou perfil biológico de cada indivíduo. De acordo com a predominância de cada elemento (terra, água, fogo, ar e éter) teremos os 3 biótipos ou constituições básicas, que são os doshas Vata, Pitta e Kapha. Cada um deles apresenta características bem definidas e objetivas, que são os atributos dos elementos que os compõe.

É importante saber que os 3 doshas estão presentes no nosso organismo, e que a maioria das pessoas não possuem características de apenas um, e sim de dois doshas e tem a predominância de dois princípios vitais. Por exemplo: Vata-Kapha, Kapha-Pitta, Pitta-Vata, etc.

 

É possível utilizar o Ayurveda no dia a dia?

O objetivo do Ayurveda não é tratar a doença, mas sim a pessoa como um todo, cuidando dos seus sintomas, de sua cura e fortalecimento. Portanto, não existem regras gerais, em massa, aplicadas para todos, pois cada tratamento é planejado de forma individual e específica, procurando reestabelecer o equilíbrio o mais rapidamente em suas proporções originais.

Para isto o Ayurveda possui inúmeras ferramentas que nos proporcionam saúde, bem-estar e longevidade, entre elas a alimentação, uso de ervas medicinais, massagens, saunas, técnicas de desintoxicação, práticas de yoga, meditação e uma rotina diária equilibrada de acordo com seu diagnóstico.

Quando a Índia foi invadida pelos ingleses, a medicina ayurvédica passou a ser considerada ilegal, porém as famílias indianas preservaram sua cultura e continuaram  praticando esta medicina tradicional, por isto hoje o Ayurveda é visto como um sistema de medicina doméstico, de fácil acesso e super possível de ser aplicado na sua rotina!

Gostou do texto?

Aguarde! Em breve muito mais conteúdo para um bem viver possível!

Postar comentário