O que são doshas e como eles influenciam sua saúde?

Equilíbrio é a palavra-chave do Ayurveda. Somos compostos por cinco elementos: água, ar, terra, fogo e éter, e combinações deles formam os nossos três doshas (do sânscrito, “culpa” ou “transgressão”).

Todos nós possuímos cada um dos três doshas, que são Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Para termos boa saúde, precisamos manter o equilíbrio entre eles. Só que, nesse caso, equilíbrio não significa ter todos na mesma proporção.

Quando nascemos, temos um dosha que é predominante sobre os outros dois. Isso é o que define nossas características como pessoa, tanto físicas (altura, facilidade ou não de ganhar peso, possíveis problemas de saúde) como mentais (capacidade de se irritar, tomar decisões, concentração, forma de inteligência mais aguçada). Nossa alimentação, conforme os cinco elementos se dividam pela sua composição, faz com que passemos a ter mais em nós o que consumimos com maior frequência, aumentando ou diminuindo os doshas relacionados.

Para que nossa saúde seja boa, não precisamos de que todos os doshas estejam presentes em nós de forma igual, mas sim que se mantenham na composição do nosso nascimento. Sempre deve haver um predominante, que é responsável pela essência do ser. Quando acontece desequilíbrio nessas características originais da nossa formação, entramos no estado de doença.

Todos os alimentos se dividem em seis sabores: doce (água + terra), ácido (terra + fogo), picante (fogo + ar), amargo (ar + éter), salgado (água + fogo) e adstringente (ar + terra). Uma vez que sabemos qual é o nosso dosha predominante e quais os elementos base dele, precisamos buscar nos alimentar de uma maneira que o equilíbrio natural do nosso corpo permaneça.

Se o seu dosha predominante é o Vata, deve-se evitar comer alimentos de sabor amargo em demasia. No caso do Pitta, o salgado. Para o Kapha, doce. Tudo isso para que essa maior quantidade de certo dosha não se torne ainda mais exacerbada, causando desequilíbrio. Entre todos os demais sabores, deve-se manter um balanceamento.

Confira as características das pessoas com cada um dos doshas predominantes:

Vata:

São pessoas com constituição física leve e magra, com fome e digestão irregulares. O sono também costuma ser difícil, é comum acordar muito durante a noite ou até ter insônia. Existe grande vivacidade em quem possui Vata como dosha dominante, executando atividades com eficiência e estando abertas a novas experiências. São entusiasmadas e imaginativas, raramente presas a rotinas. Possuem tendência a sofrer de prisão de ventre e se cansam com facilidade quando praticam atividades físicas.

Pitta:

Muito sensíveis ao calor, as pessoas com Pitta predominante preferem climas frescos e rapidamente sofrem os efeitos negativos de quando está quente demais. Não possuem tendência a engordar, normalmente tem grande apetite, comem muito e conseguem manter o peso. São confiantes, perfeccionistas e, às vezes, críticos e competitivos demais. Possuem tendência a ter acne, azia e acidez estomacal. Irritam-se com mais facilidade que os demais.

Kapha:

Quem possui Kapha como dosha predominante tem tendência à obesidade e à letargia, mas também tem muita sabedoria, são ótimos amigos e costumam ser muito adorados pela família. São pessoas seguras, que costumam manter paixão por uma determinada atividade e dedicarem a vida a ela. Choram com facilidade. A memória costuma ser boa, bem como os dentes e cabelos. Doenças relacionadas à alta possibilidade de engordar, como diabetes e colesterol, costumam ser frequentes quando há desequilíbrio.

Há diversos testes disponíveis para saber qual é o seu dosha predominante. Uma vez que se possui essa informação, sua saúde física e mental tende a melhorar com a alimentação adequada.

Postar comentário