O que são mantras?

A semântica da palavra mantra é bastante explicativa sobre o seu significado: do sânscrito (dialeto antigo do norte da Índia), “man” quer dizer “mente”, e “tra”, controle ou entrega. Portanto, é justo dizer que esses hinos ou poemas são formas de exercer o controle da própria mente, de induzir o pensamento a seguir uma direção específica, alcançando resultados relacionados ao que com eles se deseja.

Normalmente, são usadas sílabas (ou frases curtas) em sânscrito que devem ser repetidas muitas vezes em sequência. O exemplo mais famoso é “om”, muito usado para meditação, capaz de trazer uma sensação de paz e tranquilidade para a pessoa que nele se concentra.

Os primeiros mantras foram registrados nos Vedas, livros sagrados indianos que datam de mais de 3 mil anos antes de Cristo. Diz-se que os Rishis, sábios da época, receberam a existência deles em estado de transe profundo, e então os registraram, transmitindo o conhecimento para a humanidade. Nos Vedas, existem orientações sobre diversos sons que, quando repetidos em uma entonação correta, induzem sentimentos positivos, como amor, tranquilidade, paz e compaixão. Aos poucos, essa técnica metafísica foi se espalhando pela Ásia, incorporada pelo budismo japonês e tibetano, e muito mais tarde chegou ao mundo ocidental.

Um mantra não é uma oração. Existe uma diferença fundamental entre eles: o primeiro é independente, com a indução da mente em produzir o resultado desejado por si só, enquanto a segunda é um pedido aos deuses por alguma coisa, saindo, portanto, do plano mental.

Há mantras para os mais diversos objetivos: abertura de chacras, energização, pensamento positivo, prosperidade, amor, cura, fertilidade e o que mais você imaginar. Todos eles são compostos por vibrações diferentes e exigem apenas que o praticante se concentre e se dedique.

Por que você deveria vibrar mantras? São muitos os benefícios que eles podem trazer à sua vida. Eles estabelecem uma conexão com o seu interior, desenvolvem a sua espiritualidade (independente de qual seja a sua religião), melhoram a sua capacidade de se concentrar, trazem para sua mente o pensamento positivo relacionado aos desejos que você pretende realizar.

O mundo moderno traz muitas complicações à vida humana: a falta de tempo e o estresse gerados pela correria do dia a dia nos deixam em constante sensação de desconexão com o eu interior e com a espiritualidade, além de não nos permitirem a apreciação das coisas simples e bonitas de nossas passagens pela Terra. Ao mesmo tempo, podemos ver os benefícios que essa modernidade também foi capaz de nos trazer, como a disseminação da informação e de conhecimentos que antes eram restritos a pequenos grupos. Os mantras, por exemplo, estão presentes por toda a Internet, e você pode colocar um fone de ouvido e praticar essas vibrações que só trarão benefícios à sua vida.

Quer um exemplo? Pesquise por “mantra” no YouTube. Você encontrará uma profusão de gravações prontas para serem utilizadas no seu dia a dia – todas saídas dos clássicos ensinamentos indianos.

É verdade que o ideal seria se as pessoas pudessem dedicar um tempo real ao desenvolvimento metafísico e frequentassem guias espirituais, mas sabemos que essa não é a realidade do mundo contemporâneo. Em sua vida atribulada, você pode se sentar por um curto período do seu dia em um ambiente tranquilo, sem ruídos externos ou perturbações, e começar exercícios respiratórios que tragam uma sensação de tranquilidade. Depois, é só fazer entoação de um mantra à sua escolha, dependendo do que você sinta falta atualmente.

Na Índia, é comum o uso de uma japamala, colar com 108 peças feito para auxiliar na entoação dos mantras. Isso acontece porque 108 é um número sagrado para os indianos e representa o eterno, sendo portanto o número ideal para repetição de um mantra.

O conhecimento sobre os mantras é cada vez mais disseminado também no nosso mundo ocidental e chega a pessoas que podem fazer bom uso deles. São uma forma especial para melhorar nossas vidas, alcançar nossos objetivos e conseguir grandes realizações. Trazer a sua prática de meditação o uso de mantras no dia a dia pode trazer benefícios que serão percebidos aos poucos, mas serão grandiosos para o crescimento tanto no plano material como no espiritual.

Há até mesmo pesquisas de psicólogos ocidentais que reforçam o valor dos mantras. John Blofeld, pesquisador britânico que se dedicou ao estudo desse assunto, acreditava que a repetição dessas palavras atrai diversas outras vibrações positivas e que produzem reais efeitos no ser humano, mesmo que a ciência não consiga ter explicações lógicas e diretas para isso, devido a nossa tecnologia atual ser primária, se compararmos com períodos sublime da tecnologia, como na Atlântida.

Portanto, o convite é que você se entregue a esse conhecimento milenar e comece a praticar a vibração de mantras. Qualquer que seja a sua forma de se conectar com a sua espiritualidade, servirá para trazer características positivas, conexões espirituais e auto-conhecimento. Com a facilidade e disseminação pelas quais eles passaram, estão ao alcance de todos e podem fazer não só a vida de cada ser humano melhor, mas também todo o planeta. Nós podemos e merecemos fazer uso dessa bênção.

Postar comentário