O poder das palavras positivas!

Você já escutou alguém dizendo: “tome cuidado com o que você diz, pois as palavras têm poder!”? Já ouviu também que você atrai as coisas por meio de um pensamento? 

Enquanto uma grande parcela das pessoas acredita na máxima de que as palavras têm, de fato, poder, outra acha que isso é apenas crendice popular, uma falácia sem nenhum sentido. Porém, o que poucos sabem é que isso já foi provado cientificamente!

Pessoas descrentes e/ou ignorantes acerca do poder da palavra possuem o mau hábito de, sempre que fazem algo de errado ou que algo de errado acontece com elas, dizer a si mesmas coisas depreciativas. Pensamentos julgadores são, principalmente, frutos de palavras ditas a nós ao longo de nossa infância, ou seja, daquilo que escutamos, seja de pais, irmãos, amigos da escola… E essas palavras entram na nossa memória celular de tal forma que em muitos casos, mesmo quando adultos, ainda acreditamos que realmente somos aquilo tudo.

Da mesma forma, resultados positivos também podem ser obtidos a partir dos estímulos verbais que recebemos quando pequenos. Quando as palavras que ouvimos são de encorajamento e estimulam a auto estima, tais como “você pode!”, “você é inteligente”, “eu amo você”… a maneira como nos entendemos e nos enxergamos quando adultos é bem mais amena e menos cruel.

A ótima notícia é que, se você segue o padrão de se auto julgar ou julgar os outros com palavras depreciativas, você pode mudar. Continue lendo esse post e você vai ver que é possível praticar uma comunicação não-violenta.

Aprovado pela ciência

O pesquisador japonês Massaru Emoto sempre acreditou no poder extrafísico das palavras e procurou maneiras de materializar esse fenômeno.

A experiência foi o seguinte: foi separado em recipientes quantidades de água e, em cada um deles, foi colada uma palavra virada para o lado da água. O cientista percebeu, por meio de um microscópio, que as águas formavam cristais / moléculas diferentes (de acordo com a emoção que havia na palavra escrita). Para frases de frequências positivas, os cristais eram harmoniosos e bem definidos, e quando as palavras eram de emoções negativas, eles eram distorcidos e obscuros.

Não satisfeito, o pesquisador fez um novo experimento: ele pegou três potes de vidro e inseriu arroz cozido com água. Para o primeiro, ele verbalizava palavras positivas (com intenção), para o segundo; palavras negativas e, por fim, com relação ao terceiro, ele era indiferente. Resultado: depois de dois meses, no primeiro pote o arroz fermentou; no segundo, o arroz escureceu e no terceiro, criou-se bolor.

O que isso tem a ver com você:

Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre uma experiência com água em um copo e nós, seres humanos. A explicação é bem simples: Lembre-se que 70% de nosso organismo é composto por água. Por meio da primeira pesquisa, o doutor nos prova o quanto as moléculas de H2O são sensíveis às emoções. Isso explica, portanto, o motivo de nosso corpo, literalmente, sentir um ambiente pesado, com frequências negativas.

Os experimentos nos provam o quanto tratar um ser vivo com aspereza, crueldade e indiferença é prejudicial, e reafirma, com embasamento científico, o poder da palavra positiva. Nesse sentido, vale ressaltar a imensa importância de pais e professores serem afetuosos e otimistas com as crianças, enunciando sempre palavras positivas, que estimulem o bem estar, a auto estima, a disposição para ser bom e para fazer o bem, afinal, é nessa fase que suas personalidades e suas noções de si mesmas estão sendo criadas.

Como desenvolver um padrão positivo?

A dica de ouro é: a cada vez que vier um pensamento negativo em sua mente, você deverá pensar e verbalizar por três vezes a palavra “CANCELADO” e buscar pensar três outros pensamentos positivos, opostos ao que  você pensou antes. Não importa em que situação você se encontre.

Há outras dicas preciosas também:

Fazer um caderno de gratidão é um hábito excelente que pode ser criado e acrescentado em nossa rotina. Expressar, por escritos,  os motivos pelos quais você agradece, usando palavras de amor e de ternura, é um exercício excelente para a mente e para a alma.

Outra ferramenta poderosa é a meditação. Tornar a nossa mente um bom lugar para se viver é um dos principais objetivos desta prática. Com uma mente purificada, com pensamentos elevados, naturalmente a comunicação interna e externa melhorará.

Então, o que você pensa cria a sua realidade e a forma como você verbaliza influenciará em suas emoções e suas atitudes. Esteja atento e alerta, e escolha com sabedoria e boa vontade cada pensamento e palavra que pronunciar.

E aí, você está consciente das palavras que entram em sua mente e saem da sua boca?

Tem alguma técnica para controlar os pensamentos negativos? Compartilhe com a gente!

Postar comentário