Conheça os 3 Doshas e a importância de estarem em equilíbrio

A Ayurveda é uma ciência da vida que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. Para ela, tudo no universo é composto por 5 elementos: ar, água, terra, fogo e éter. Ou seja, tanto o universo em si possui esses elementos, como o nosso corpo também é constituído por eles. 

Esses elementos não estão presentes no nosso organismo na mesma proporção. A partir disso, chegamos aos doshas, pois eles são biotipos baseados na combinação desses elementos.

O que são Doshas?

Como já foi falado, somos constituídos por 5 elementos que estão presentes em nosso corpo em proporções diferentes, formando assim 3 doshas:

  • Vata – Formado pelos elementos éter e ar;
  • Pitta – Formado pelos elementos fogo e água;
  • Kapha – Formado pelos elementos terra e água.

Cada elementos possui suas características, por exemplo, a água representa os sentimentos e o ar, os pensamentos. Dessa forma, cada pessoa nasce com suas características determinadas pela proporção que possui de cada elemento. E por fim, a união dos dois elementos encontrados em maior quantidade definem seu dosha.

Confira a seguir as características de cada dosha:

Vata

Esse é o dosha que, fisicamente, é responsável pelos movimentos biológicos, ou seja, a respiração, circulação sanguínea, fluxo de pensamentos e batimentos cardíacos.

A pessoa com esse biotipo possui estrutura leve e longilínea, perde peso com facilidade e tem cabelo e pele secos, além de sentir mais frio.

Quem é Vata é adaptável como o ar e criativo como o éter, por isso vive no mundo das ideias, sempre criando coisas novas. Também muda de humor com facilidade.

Pitta

Pitta representa o metabolismo, as transformações químicas do corpo, como a digestão.

As pessoas com esse biotipo possuem estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido e ganham e perdem peso com facilidade. Sua pele é mais oleosa e sentem mais calor.

O Pitta apresenta a característica de liderança, é inteligente, corajoso, competitivo, enérgico e intenso.

Kapha

Por último, mas não menos importante, temos Kapha. Por ser formado pelos elementos terra e água, ele representa o barro, a lama, no sentido de ser algo denso, pesado e forte.

As pessoas com esse biotipo apresentam uma musculatura mais desenvolvida, pele macia e, geralmente, oleosa, dentes, cabelos e unhas fortes e costumam acumular gordura na barriga, coxa e bumbum.

Quem é de Kapha possui sono pesado, é amoroso e paciente, além  de ter o costume de buscar consolo emocional na comida.

O que acontece quando há um desequilíbrio nos doshas?

O desequilíbrio nos doshas podem levam as pessoas a apresentarem características específicas de acordo com seu biotipo. Veja a seguir:

  • Vata – Em desarmonia pode resultar em depressão, ansiedade e cansaço. Além de insônia, prisão de ventre e flatulências.
  • Pitta – A desarmonia desse dosha pode trazer agressividade, irritação e frustração. Além disso, podem surgir doenças inflamatórias ligadas ao calor como gastrite, psoríase e acne.
  • Kapha – Doenças como obesidade, diabetes e excesso de muco nos pulmões podem se desenvolver quando Kapha está em desequilíbrio.

A Ayurveda considera a alimentação muito importante e seu papel para o organismo vai além de apenas fornecer nutrientes e energia, como pensa a cultura do ocidente. O alimento é quem regula o corpo físico, mental e emocional. Ele é a chave de tudo.

Dessa forma, uma alimentação feita especificamente para o seu dosha pode trazer a harmonia para o organismo. É preciso analisar qual ou quais doshas estão em desequilíbrio, para então, saber qual dieta é preciso seguir, já que cada alimento possui suas características, baseadas também nos 5 elementos.

Descubra qual é o seu dosha ou par de doshas e verifique se estão em equilíbrio. Para isso, procure a ajuda de um terapeuta ayurvédico. É muito importante que cuide da sua alimentação e de seu estilo de vida para que seu organismo e seus corpos fiquem em desequilíbrio.

Postar comentário